Abril 2014

Portugal


Novo Centro de Arbitragem de conflitos da Câmara de Comércio e Indústria Luso­‑Espanhola (CCILE)


Conforme publicado em ”Diário da República”, o despacho nº 902/2014 autoriza a criação do Centro de Arbitragem da CCILE, de âmbito nacional e caráter especializado. A nova estrutura funcionará na sede da CCILE, em Lisboa, e tem competência para dirimir qualquer litígio que resulte do intercâmbio comercial entre Espanha e Portugal e também qualquer conflito que se refira a interesses de natureza patrimonial em matéria civil e comercial, público ou privado, interno ou internacional que não respeita a direitos indisponíveis e que não esteja submetido exclusivamente a tribunal judicial ou arbitragem necessária. O novo serviço esta disponível a todos os interessados, quer sejam sócios ou não da CCILE, podendo, quem pretenda a ele recorrer, entrar em contacto com seu Secretariado Permanente, através do e-mail caccile@ccile.org.

Uma das características específicas deste Centro de Arbitragem reside no facto de as partes poderem escolher o idioma entre o português, espanhol e inglês, pretendendo-se, alcançar a prestação de um serviço de justiça centrado nas necessidades das empresas.

O sócio diretor de Belzuz Abogados, Enrique Belzuz Fernández, foi um dos principais dinamizadores da criação deste meio alternativo de resolução de litígios e integra o Conselho de Gestão do Centro de Arbitragem.
 
 

Departamento Laboral ||

O despedimento por extinção de posto de trabalho

O Governo aprovou no passado mês de fevereiro uma proposta de lei que altera o Código do Trabalho. Propõem-se agora cinco novos critérios para determinar o trabalhador a despedir numa situação de extinção de posto de trabalho. Estes novos critérios seguem igualmente uma hierarquia, assumindo a avaliação de desempenho o papel mais relevante.
 
 

Departamento dos Seguros ||

Novidades no tratamento de reclamações por Mediadores de Seguro: as Diretrizes Gerais da EIOPA e o seu novo Guia Rápido

Para assegurar que as reclamações relativas aos seguros sejam, se não atendidas, pelo menos aceites, escutadas, analisadas e respondidas, a EIOPA acaba de emitir uma espécie de “guia rápido” para o tratamento de reclamações por parte dos mediadores de seguro, completando assim o quadro regulatório que vem pintando nesta matéria em especial desde há algum tempo a esta parte.
 
 

Departament Processual ||

O direito à meação (Apreensão em processo de insolvência)


A nova ordem económica e social tem, de forma acelerada, trazido aos negócios jurídicos “pressões” para que o legislador crie normas que se adaptem à realidade económica, social e cultural atual, de modo a agilizar procedimentos que, sem por em causa o direito, tornem a atividade comercial mais eficaz e competitiva.
 
 
 

Departamento Fiscal e Tributário ||

 

Alertas e Noticias fiscais
- Março 2014 -

 
Conforme já vem sendo habitual, o departamento de Direito Fiscal da Belzuz destaca as principais alterações legislativas e instruções administrativas, no contexto fiscal, neste período e comenta os temas mais relevantes.


Belzuz Abogados S.L.P. (www.belzuz.com)

Nuñez de Balboa, 115 bis - 1º C
(28006)   Madrid   (España)
Tlf.: (91) 562 50 76

madrid@belzuz.com

Rua do Ouro, 40-48 - 2º andar
(1100-063)   Lisboa   (Portugal)
Tlf.: (+351) 21 324 05 30

lisboa@belzuz.com

Rua de Camoes, 788 - 1º Dto.
(4000-142)  Oporto  (Portugal)
Tlf.: (+351) 91 780 37 72

oporto@belzuz.com

A presente publicação contém informação de carácter geral sem que constitua opinião profissional nem assessoria jurídica.. A Belzuz Abogados, S.L.P. reserva todos os direitos. Está proibida a exploração, reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação total ou parcial desta obra, sem autorização escrita da Belzuz Abogados, S.L.P.