Dezembro 2014

Portugal

DIREITO BANCÁRIO

O contrato-promessa de compra e venda de imóveis no âmbito do CIRE, à luz do Acórdão do STJ N.º 92/05.6TYVNG-M.P1.S1, de 20-03-2014

É frequente assistirmos, na área do direito bancário, na cobrança de dívidas garantidas por hipoteca, quer em processo executivo quer sobretudo em processo de insolvência, à invocação do direito de retenção, como garantia do pagamento preferencial pelo produto da venda do bem decorrente de contrato-promessa de compra e venda, por sobreposição à hipoteca.

 
 

DIREITO DOS SEGUROS

O horizonte próximo da mediação de seguros – mudanças prováveis com a IMD II

Na sequência da nossa participação numa recente conferência dedicada à futura directiva que regulará a distribuição de seguros na Europa (“IMD II”), avançamos com um pequeno resumo do que se pode esperar do texto final e das principais matérias relativas à mediação de seguros que convém ir preparando com antecedência e que têm vindo a chamar a nossa dedicada atenção.

 
 

DIREITO LABORAL

Direito à greve

O direito à greve é, antes de mais, um direito constitucional, previsto no artigo 57.º/1 da Constituição da República Portuguesa. Nos termos daquele artigo é a todos garantido o direito à greve, sendo o âmbito de interesses a defender através da greve exclusivamente definido pelos trabalhadores. O direito à greve vem também consagrado no Código do Trabalho, nos artigos 530.º a 543.º.

 
 

DIREITO PROCESSUAL E ARBITRAGEM

Publicação da Portaria que regulamenta o PEPEX: traços gerais

Conforme já demos a conhecer num anterior artigo, no passado dia 30 de Maio, foi publicada a Lei n.º 32/2014, a qual veio introduzir no nosso ordenamento jurídico o Procedimento Extrajudicial Pré-executivo (PEPEX).
Este novo procedimento entrou em vigor em 1 de Setembro de 2014 e é de natureza facultativa, visando a verificação prévia da situação patrimonial do devedor através do Agente de Execução e a inclusão do devedor na lista pública de execuções, no caso de inexistência de bens.

 
 

DIREITO COMERCIAL E SOCIETÁRIO

Alojamento Local - O actual regime jurídico e as principais alterações

Este mês o Departamento de Direito Comercial e Societário da Belzuz Abogados debruça-se sobre o regime jurídico que entrou vigor no passado dia 27 de Novembro, referente ao alojamento local (também usualmente designado por arrendamento turístico).

 

Siganos no Facebook | Linkedin | Google+

Belzuz Advogados LinkedinBelzuz Advogados FacebookBelzuz Advogados Google+Image Map



DIREITO FISCAL E TRIBUTÁRIO

 

Alertas e Noticias fiscais - Novembro 2014


Conforme já vem sendo habitual, o departamento de Direito Fiscal da Belzuz destaca as principais alterações legislativas e instruções administrativas, no contexto fiscal, publicadas neste período e comenta os temas mais relevantes.
  

 

Belzuz Abogados S.L.P. (www.belzuz.com)

Nuñez de Balboa, 115 bis - 1º C
(28006)   Madrid   (España)
Tlf.: (91) 562 50 76

madrid@belzuz.com

Rua do Ouro, 40-48 - 2º andar
(1100-063)   Lisboa   (Portugal)
Tlf.: (+351) 21 324 05 30

lisboa@belzuz.com

Rua de Camoes, 788 - 1º Dto.
(4000-142)  Oporto  (Portugal)
Tlf.: (+351) 91 780 37 72

oporto@belzuz.com

A presente publicação contém informação de carácter geral sem que constitua opinião profissional nem assessoria jurídica.. A Belzuz Abogados, S.L.P. reserva todos os direitos. Está proibida a exploração, reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação total ou parcial desta obra, sem autorização escrita da Belzuz Abogados, S.L.P.