Belzuz Advogados

Novembro 2014

Portugal

DIREITO DOS SEGUROS

Conglomerados financeiros – Grupos de empresas no mercado segurador: questões de supervisão e de solvência

O artigo de Direito dos Seguros deste mês trata de dois temas, interligados: por um lado a supervisão complementar aos “conglomerados financeiros” (grupos compostos por instituições de crédito, empresas de seguros e empresas de investimento que atuam em diferentes sectores dos mercados financeiros) tornada necessária por conta dos riscos complexos a que os mesmos estão sujeitos, e por outro lado, até porque se trata da implementação local de regras europeias, aproveitámos para dar conta do estado da nação do que toca à situação da vários instrumentos legais comunitários cuja revisão está em curso e que muito afetarão o mercado dos seguros quando aprovados e implementados.

 
 

DIREITO COMERCIAL E SOCIETÁRIO

Basileia III - Normas de Supervisão Bancária reforçadas em Portugal

A partir de 24 de Novembro de 2014, as instituições de crédito ficarão sujeitas a normas de supervisão reforçadas com a implementação das regras de Basileia III, nomeadamente no que respeita à adequação dos titulares dos cargos de administração e fiscalização, em matéria de idoneidade, qualificação e independência, respectivas remunerações e medidas correctivas que o Banco de Portugal poderá aplicar em caso de incumprimento, bem como correspondente regime sancionatório.

 
 

DIREITO PROCESSUAL E ARBITRAGEM

Regime Extraordinário de Proteção de Mutuários de Crédito à Habitação em Situação Económica Muito Difícil – Novo Diploma

No dia 24 de Setembro de 2014 entrou em vigor o regime extraordinário de protecção de devedores de crédito à habitação em situação económica muito difícil. Não se trata de um novo regime, mas sim da primeira alteração à Lei n.º 58/2012, de 9 de Novembro.

 
 

DIREITO LABORAL

Medida excecional de redução da taxa contributiva a cargo do empregador

Governo aprova redução de 0,75 pontos percentuais da taxa contributiva para a Segurança Social a cargo do empregador relativamente a trabalhadores que tenham auferido a retribuição mínima mensal garantida entre janeiro e agosto de 2014.



DIREITO FISCAL E TRIBUTÁRIO

 

Alertas e Noticias fiscais - Outubro 2014


Conforme já vem sendo habitual, o departamento de Direito Fiscal da Belzuz destaca as principais alterações legislativas e instruções administrativas, no contexto fiscal, publicadas neste período e comenta os temas mais relevantes
  

 

Belzuz Abogados S.L.P. (www.belzuz.com)

Nuñez de Balboa, 115 bis - 1º C
(28006)   Madrid   (España)
Tlf.: (91) 562 50 76

madrid@belzuz.com

Rua do Ouro, 40-48 - 2º andar
(1100-063)   Lisboa   (Portugal)
Tlf.: (+351) 21 324 05 30

lisboa@belzuz.com

Rua de Camões, 788 - 1º Dto.
(4000-142)  Oporto  (Portugal)
Tlf.: (+351) 91 780 37 72

oporto@belzuz.com

A presente publicação contém informação de carácter geral sem que constitua opinião profissional nem assessoria jurídica.. A Belzuz Abogados, S.L.P. reserva todos os direitos. Está proibida a exploração, reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação total ou parcial desta obra, sem autorização escrita da Belzuz Abogados, S.L.P.